Quando levar o bebê ao dentista pela primeira vez
Você sabe quando levar o bebê ao dentista? Na verdade, a primeira consulta no odontopediatra deveria ser quando a criança ainda está na barriga da mãe. Isso porque os cuidados com a higiene bucal começam desde o primeiro dia.
E saber como proceder antes que as dúvidas surjam permite que sejamos mais eficientes ao cuidar da boca de nossos filhos.
Mas nem tudo está perdido! Se seu filho já nasceu e você não fez esse consulta pré-natal, não precisa se desesperar. É só marcar o quanto antes.
Por que consulta pré-natal?
A odontopediatra Denise Pazin, da SOI – Saúde Oral Integrada (Curitiba-PR), explica que essa consulta tem como objetivo orientar sobre a saúde oral das crianças.
“Há bebês que já nascem com dentes. Outros pais ficam em dúvida sobre o uso da chupeta ou não sabem como limpar as gengivas. E esses questionamentos começam no primeiro dia de vida”, explica a especialista. “Se a consulta foi feita durante a gravidez, eles não ficarão assustados e já saberão como agir.”
O que acontece na consulta com o odontopediatra?
Seja no pré-natal ou ainda nos primeiros meses do bebê (mesmo ainda sem dentes), o dentista vai explicar como fazer a higienização, o que é comum ou não na dentição dos bebês, quando deve nascer o primeiro dente, como agir e como lidar com a dor do nascimento dos dentes (leia sobre a Camomilina aqui), como a alimentação influencia na saúde dental etc.
E se eu não fui na gravidez, quando levar o bebê ao dentista?
Como a especialista falou antes, o que importa é levar o bebê ao odontopediatra pela primeira vez assim que possível. Isso porque quando os dentes já nasceram e a criança come diversos alimentos, é possível que a dentição já comece a sofrer por falta de higienização correta.
Uma criança de dois anos, por exemplo, que já consome açúcar pode apresentar quadros de cárie. É quase inacreditável, mas acontece!
Quando levar o bebê ao dentista, é melhor escolher um odontopediatra?
Sim, devido à experiência com a rotina dos cuidados orais do bebê. Além de estudar mais profundamente as especificidades da dentição infantil, esse profissional já está mais acostumado a atender os pacientes bebês e crianças.
Assim, ele sabe como lidar com as dificuldades que possam ocorrer durante a consulta, tendo um jeito diferente em falar com eles, além da maneira de se comunicar com as mamães também hahahaha.
Lembrando que a gente consegue ser uma espécie bem difícil quando quer, mas tem um papel fundamental nesse processo de cuidado dos dentinhos das crianças.
Acompanhamento periódico do bebê no dentista
A ida periódica ao odontopediatra é muito bacana porque a criança vai crescendo aprendendo sobre a necessidade da higienização correta dos dentes.
Isso facilita para nós, pais e mães, na hora dos filhos aceitarem a escovação e o uso do fio dental. As meninas vão ao dentista desde um ano de idade a cada seis meses e elas entendem claramente a importância dessa rotina.