Planejando a gravidez: contar ou não contar?
Uma dúvida pode surgir quando estamos planejando a gravidez: contar ou não contar para os familiares ou amigos?
Isso também se aplica naquele momento em que você está planejando ter um segundo ou terceiro filho: contar ou não contar aos amigos e parentes que você está tentando engravidar? Por um lado, eu particularmente acho ruim contar porque cria uma expectativa em todos mundo e uma pressão em você… Parece que a cada mês que você não engravidou, você está em déficit e a ansiedade aumenta. Não deveria ser assim, mas a mente humana é complicada, né?!
Além disso, nós nunca sabermos a reação das pessoas. Elas podem ser super apoiadoras ou podem te decepcionar com aqueles comentários: “tem certeza?”, “mais um?”, “mas como você vai resolver esse ou aquele problema?”. E, sério, eu às vezes não tenho paciência para aguentar as pessoas. Eu sei que preciso melhorar!
Por outro lado, tem uma coisa ruim de não contar, quando você finalmente engravida e vai dar a boa notícia, as pessoas não sabem muito bem como reagir. Elas não sabem se você está feliz com a notícia ou se é uma surpresa desagradável. Chega até a ser engraçado!
Na minha experiência na segunda gestação, eu optei por não contar. E apesar das reações, eu particularmente, fico satisfeita de não ter contado antes quando estava planejando. Mesmo assim, eu fui sondando com as pessoas mais próximas – como minha mãe, minha irmã e minha filha – como a chegada de um bebê seria recebida pela família. E essa sondagem me fez ficar ainda mais animada quando estava pra engravidar da Ana Júlia!
E você, quando estava planejando a gravidez, decidiu contar antes ou não? E como foi a reação do pessoal?