O que é sexagem fetal? Perguntas sobre o exame
Você já ouviu falar sobre o exame de sexagem fetal? É um exame laboratorial que consegue identificar o sexo do bebê de maneira mais precoce.
Pedi para o Thiago Guerino, biomédico e gerente de produto do DB Molecular (empresa referência na área de realização de exames de biologia molecular, genética e citogenética) para explicar um pouco sobre como funciona esse exame.
O que é a sexagem fetal?
É um exame de sangue que tem como objetivo a descoberta do sexo do bebê de modo mais precoce.
Quando dá para fazer a sexagem fetal?
O exame de sexagem pode ser feito a partir da 8ª semana completa de gestação. No caso de esperar pela ecografia, normalmente só é possível descobrir o sexo do bebê a partir de 13 ou 14 semanas, normalmente na morfológica de segundo trimestre. Aqui em casa demorou mais!
É confiável?
A taxa de confiabilidade é de 99%, segundo a DB Molecular. No caso da ecografia, existem dados que estimam 90% de confiabilidade na indicação do sexo pela ultrassonografia após as 18 semana.
Como que funciona a sexagem fetal?
É um exame de sangue (dois tubos) normal que visa buscar traços do cromossomo Y no plasma da mãe. Como o Y é um cromossomo exclusivamente masculino, se estiver presente no sangue, o bebê é menino. Sua ausência indica que é uma menina.
Tem alguma contraindicação?
Uma contraindicação é para gestantes que receberam sangue ou passaram por um transplante de órgãos ou medula, no qual o doador era homem. Nesses casos, o resultado pode ser falso, visto que assim seria possível encontrar o cromossomo Y mesmo na gestação de um bebê do sexo feminino.
O plano de saúde cobre?
A Agência Nacional de Saúde (ANS) não inclui o exame de sexagem fetal no rol de procedimentos, ou seja, os planos de saúde não são obrigados a cobri-lo ou reembolsá-lo. Mas alguns planos englobam o exame em sua cobertura.