Banho de sol: por que é tão importante?
Banho de sol é fundamental para a saúde dos bebês. No post de hoje, nossa colunista, a farmacêutica bioquímica, Silmara Spinelli, explica porque é tão importante e fala também sobre os melhores horários e como dar o banho de sol nos bebês.
Quando o assunto é o banho de sol em bebês e crianças, mil dúvidas pairam na cabeça das mamães e dos papais de primeira viagem. “Bebê pode tomar sol? Quais os benefícios? Qual será o melhor horário do dia? Como vou proteger adequadamente o meu bebê do sol? Será que devo usar protetor solar nos pequenos?” Vamos descobrir agora as respostas!
Sabemos bem que a pele é o primeiro órgão de defesa do organismo contra agressões externas, sejam elas infecciosas, químicas ou tóxicas, e esse órgão exige alguns cuidados simples, porém necessários. Com nossos pequenos não seria diferente, já que um bebê, por exemplo, possui uma pele extremamente delicada.
Passeios no parque ao ar livre, na praia ou na rua são permitidos e recomendados, desde que o bebê esteja adequadamente protegido contra os raios ultravioletas, já que eles são prejudiciais à saúde.
Um dos principais benefícios com apenas 15 minutinhos de banho de sol é a síntese de Vitamina D, que previne o raquitismo (deficiência de Vitamina D) e a icterícia, comum nos primeiros dias de vida, melhorando muito com a exposição adequada ao sol.
Qual horário recomendado para o banho de sol?
O horário recomendado para o banho de sol é antes das 10h ou após as 16h, evitando, assim, que o bebezinho fique refém dos raios UV de maior intensidade. O banho de sol pode ser feito em qualquer lugar, inclusive em casa. Porém, não adianta deixar o vidro da janela fechado, isso porque o vidro filtra boa parte dos raios solares benéficos. O aconselhado, então, é a exposição direta aos raios solares.
Como dar o banho de sol?
O banho de sol é recomendado com o bebê totalmente despido, vestindo somente a fraldinha e protegendo o rosto e os olhos, por serem partes mais sensíveis.
Se o bebê chorar ao tirar a roupa e ficar irritado com o banho de sol, você pode colocá-lo de roupa mesmo, ao passar alguns minutos, pode tirar uma peça de roupa, como, por exemplo, a calça.
Depois que ele se acostumar, você retira mais uma peça até conseguir que todo o corpinho receba os raios solares.
Em dias mais frios ou com muito vento, podemos mantê-lo com mais peças de roupa, porém, seguindo as orientações de tempo citadas.
Devo utilizar filtro solar no meu bebê?
O bebê deve estar bem protegido contra o sol para evitar queimaduras, lesões, insolação e o aparecimento de câncer de pele na vida adulta. No entanto, o bebê só pode utilizar protetor solar a partir dos seis meses. Bebês mais novos não têm a capacidade de metabolizar e excretar as substâncias químicas dos filtros, que podem ser absorvidas pela pele, causando alergias e irritações.
Por fim, aproveite esse momento de sintonia e relaxe! Além de ser muito saudável, os bebês geralmente adoram esse momento.