Meu filho nasceu prematuro. Ele pode ter atraso de fala?

Meu filho nasceu prematuro. Ele pode ter atraso de fala?

outubro 31, 2024 Off Por TobiasNoir

Atraso de fala é uma preocupação comum entre os pais. Se o amiguinho do filho com a mesma idade já fala muito e o nosso filho não fala nada, já é o suficiente para aumentar nossas preocupações. E se a criança nasceu prematura, as dúvidas são ainda maiores. “Será que ele pode ter atraso de fala?”

Nesse post, a nossa colunista Raquel Luzardo, explica como a prematuridade pode ser um fator de risco com para o atraso de fala e compartilha conosco como identificar esse atraso. Lembrando que é importante buscar a ajuda de um especialista o quanto antes.

Meu filho nasceu prematuro. Ele pode ter atraso de fala?

Sabemos que a prematuridade é um fator de risco para o atraso da fala e da linguagem dos pequenos. Por isso é muito importante que as crianças prematuras sejam acompanhadas e tenham um olhar atento dos pais e de profissionais ao longo do desenvolvimento.

Os sinais de atraso começam a surgir quando ainda são bem pequenos, então é possível identificar precocemente para já iniciar a estimulação fonoaudiológica. Não podemos nos esquecer que o tempo é muito precioso, então quanto antes for a intervenção, melhor para a criança e para os pais, que serão bem orientados pelo profissional para também estimular em casa.

Mas como é possível identificar esse atraso no desenvolvimento da fala e da linguagem do meu filho?  Vou te dar algumas dicas de acordo com o que esperamos que as crianças façam em cada fase do desenvolvimento! Observe se seu pequeno:

Do nascimento aos 3 meses:

– Faz barulhinhos com a boca

– Chora de diferentes maneiras para diferentes necessidades

– Parece reconhecer a voz e procura com o olhar após ouvir a voz da mãe, pai ou irmão

– Sorri

Dos 4 aos 6 meses:

– Olha no olho

– Produz sons com /p/, /b/ e /m/

– Vocaliza

Dos 7 aos 12 meses

– manda beijo e dá tchau

– sustenta o contato visual

– emite sons – balbucia – e parece querer se comunicar

– Usa uma ou duas palavras

1 ano 

– Fala várias  palavrinhas

2 anos

– Começa a montar pequenas frases

3 anos 

Já é entendido por todos de fora do seu convívio

Vejo no consultório que a intervenção precoce traz muitos ganhos e que as mamães e papais se sentem muito mais seguros quando podem contar com um profissional de confiança e que pode ajudar o filho a desenvolver as primeiras palavrinhas e a brincar de forma contextualizada e divertida.

É a parceria do fonoaudiólogo e dos pais que levam o prematuro ao bom desenvolvimento da fala e da linguagem. Percebeu atraso em alguma dessas fases?  Não espere! Existem fases do desenvolvimento que são essenciais para a estimulação e aprendizagem, se perdidas, tornam tudo mais difícil para os pequenos.