Quando os dentes do bebê começam a nascer?
Toda mãe de primeira viagem gosta de se informar sobre os marcos de desenvolvimento do bebê – e isso é muito bom! Um deles é quando os dentes do bebê começam a nascer?
Essa informação é importante para acompanhar a evolução da dentição, mas também para saber como fazer a higiene oral da criança de acordo com a fase em que ela está. Além disso, é possível verificar quando a criança parece estar mais chorosa e avaliar se não pode ser um dentinho que está nascendo.
Quando os dentes do bebê começam a nascer?
Em média, os dentes do bebê começam a nascer entre 6 e 9 meses. São aqueles dois de baixo bem centrais. Que, aliás, são uma fofura, né?! Esses, normalmente, serão os primeiros dentes do bebê.
Entre 9 e 10 meses, saem os dois superiores. Até os 12 meses, a criança deve estar com 4 dentes em cima e 4 embaixo – pelo menos despontando. Em dois meses, nascem mais dois em cima e dois embaixo.
Até os 30 meses – 2 anos e meio – a criança estará com 20 dentes.
Confira o desenho na imagem abaixo.
Quais são os sinais de que os dentes do bebê estão nascendo?
Os sintomas do nascimento dos dentes do bebê mais comuns são:
- Coceira na gengiva: a criança começa a colocar as coisas na boca com mais frequência (inclusive a mão)
- A gengiva pode ficar meio inchada e esbranquiçada
- Irritabilidade, mais choro e pode haver dificuldade para dormir
- Mexer na orelha com maior frequência. Às vezes, a dor do nascimento dos dentes irradia para a região do ouvido e o bebê passa a mexer mais ali.
- Febre e diarreia. Os especialistas dizem que isso não tem nada a ver, mas eu vivo ouvindo pais e mães que dizem que aconteceu com o bebê deles.
- Diminuição do apetite
Como aliviar os sintomas do nascimento dos dentes?
As questões psicológicas (irritabilidade, choro e dificuldade de dormir) precisam de muito carinho, colo, amor e compreensão. É uma fase: vai passar!
Para o desconforto local, da gengiva, você pode dar mordedores para a criança morder. Existem alguns que foram feitos para colocar na geladeira e, assim, geladinhos, aliviam ainda mais o incômodo na região.
Também tem a Camomilina C, que ajuda a aliviar a dor, mas converse com seu médico antes. Aqui no blog tem mais informações sobre a Camomilina C.
Você pode também fazer massagens com o dedo (limpo, né? rs) ou com dedeiras de silicone.
“A dentição do meu filho está atrasada – Ou adiantada”
Quando a gente se informa sobre alguns marcos de desenvolvimento, fica preocupado quando o filho está fora dos padrões.
Se a diferença de tempo x dentes for pequena, fique tranquilo. É comum, pode variar um pouco.
Se a diferença for muito grande, vale a pena consultar um odontopediatra de confiança para avaliar!