A nova rotina do sono da Clara – Como fizemos e o que mudou com ela

A nova rotina do sono da Clara – Como fizemos e o que mudou com ela

outubro 26, 2024 Off Por Mariella Silva

Oi meninas, tudo bem com vocês?

O post de hoje é sobre um assunto que tem rendido bastante lá no nosso Instagram e na Fanpage: a nova rotina do sono da Clara.

Pra quem não acompanha a gente pelas redes sociais (ai ai ai, segue lá, vai!), há cerca de um mês eu decidi criar uma nova rotina do sono pra Clara. Na verdade, eu percebi que era preciso retomar os horários que tínhamos antes, quando ela era menor.

Por sermos só eu e ela em casa durante a semana, ela havia entrado totalmente na MINHA rotina, nos meus horários. E aí nessa ela estava indo dormir cada vez mais tarde, tipo 23h..meia noite, às vezes até mais! E isso estava bagunçando os horários e a disposição dela durante todo o dia. Ela dormia tarde, acordava tarde, tirava um cochilo pós-escola que bagunçava ainda mais a rotina e assim ia…

Isso não estava fazendo bem, nem pra mim mas principalmente pra ela. Criança tem que dormir cedo. Sabe aquela história que nossas mães e avós vivem dizendo que criança tem que dormir bem pra crescer? Pois então, isso é cientificamente verdadeiro! Dormir bem – e cedo é essencial pro desenvolvimento físico e mental dos pequenos, por isso eu resolvi tomar vergonha na face e mudar as coisas por aqui.

Sem contar que tínhamos outra questão que andava me incomodando um pouco: o fato de há muito tempo ela não dormir uma noite inteira na sua cama. Na verdade, há alguns meses ela dormia mesmo todas as noites, a noite toda, comigo, na minha cama. Já disse aqui e volto a dizer, eu gosto da cama compartilhada, mas e aí faz como no fim de semana quando o marido está aqui e fica sem lugar na nossa cama? Isso tava “dificultando” as coisas, pra dizer assim. Então mais um motivo pra mudanças.

Tá, mas e aí?

Agora vem a parte que muita gente tem me perguntado: como eu fiz isso?

Bom, antes de mais nada preciso ressaltar que a Clara nunca deu trabalho pra dormir. Quem nos acompanha aqui no blog há mais tempo sabe que ela dorme super bem a noite desde muito novinha (tem mais posts sobre isso na categoria Rotina do sono aqui no menu ao lado ->). Então eu já saí em vantagem, pois sabia que ela havia respondido bem às mudanças que tinha feito anteriormente.

Bom, como eu disse, por ir dormir tarde a Clara acordava tarde também, por volta das 10h..às vezes até às 11h. Então o primeiro passo da nova rotina foi acordá-la mais cedo pela manhã. Comecei acordando-a às 8h. Foi um pouco difícil tirá-la da cama no primeiro dia, claro, mas era por uma boa causa. O restante da manhã foi normal, ela tomou o leite, brincou, assistiu desenho e depois partimos pros preparativos pra escola: banho, uniforme, etc.

A segunda mudança veio após a chegada da escola. Geralmente ela tomava leite ou comia alguma coisa assim que chegava em casa, capotava no sofá e acordava umas 21h…e aí ia até tarde. Então estabeleci uma nova “ordem”: chega da escola, toma banho, come alguma coisinha, assiste um desenho ou brinca um pouquinho (nada muito agitado), 20h30 toma o leite, escova os dentes e vai pra cama!

Expliquei pra ela que a partir de agora ela dormiria mais cedo e na caminha dela, porque já era mocinha. Como eu já imaginava, ela pediu então que eu ficasse com ela no quarto até ela dormir e assim foi. Na primeira noite foram longos 40 minutos sentada num puff (nada confortável) esperando ela pegar no sono. Mas também depois que dormiu, foi direto até às 8h no outro dia.

rotina-do-sono

Comemoramos aquela noite dormindo sozinha, ela ficou feliz e orgulhosa do seu “feito” e começamos tudo de novo, como no dia anterior. Na segunda noite ela dormiu mais rápido, em 20 minutos e o tempo foi diminuindo ao longo da semana, à medida que ela se sentia mais confiante e tranquila pra dormir sozinha no seu quarto de novo.

Pois bem, isso foi há um mês e nesse tempo, claro, houve dias em que a rotina não funcionou assim tão regradinha. Especialmente nos finais de semana, quando o pai está aqui e não tem escola, ela fica mais agitada e eu acabo também relaxando um pouco quanto ao horário de ir pra cama, então ela acaba indo dormir mais tarde um pouco, por volta das 22h. Mas por já estar bem adaptada a nova rotina, isso não atrapalha nos dias seguintes.

Outra coisa legal é que nesse último mês dormindo no seu quarto ela não fez xixi na cama nenhuma vez! E houve noites em que ela acordou de madrugada, levantou pra fazer xixi e depois voltou por conta própria pra sua cama e dormiu novamente. Sinal de que ela está dominando bem esse lance fisiológico do xixi.

Agora, nem tudo são flores, né? (nunca, jamais, never!)

Também tivemos noites em que ela acorda assustada com algum barulho, ou de trovão, de rojão ou de algum carro barulhento na rua, e aí corre pra minha cama e não quer saber de dormir em outro lugar, que não comigo. Minha primeira vontade é de voltar com ela pro seu quarto, mas quase sempre o sono e a preguiça falam mais alto e eu deixo ela dormir na minha cama mesmo. Mas isso tem sido exceção, na grande maioria das vezes ela dorme na sua caminha, pra alegria geral de todos por aqui 😛

Mas me diga, valeu à pena?

A essa altura você deve estar se perguntando: e sentiu alguma diferença?

E eu lhe digo: sim! Essa nova rotina melhorou nosso dia a dia em vários aspectos. Por um lado, até o humor da Clara parece estar melhor, ela sabe o que vai acontecer, que horas tem pra brincar e que horas tem que dormir, e isso deixa ela mais segura, inclusive pra dormir sozinha (Clara é uma criança muito medrosa, vivia dizendo que tinha monstros no seu quarto e coisas do tipo).

E pra mim também tem sido ótimo, pois depois que ela dorme eu tenho um tempinho a mais pra fazer as minhas coisas (ou não fazer nada, se for o caso..haha), como agora que estou aqui, meia noite e meia, escrevendo esse post pra vocês.

Então o saldo desse primeiro mês da nova rotina do sono tem sido super positivo.

Nas vezes em que postei sobre isso no Instagram ou na Fanpage, recebi vários comentários e mensagens de mães que estavam na mesma situação que a gente antes, ou seja, com os filhos indo dormir tarde e elas incomodadas com isso.

Se você aí estiver nessa situação também, o meu conselho é que comece aos poucos as mudanças, mas que comece o quanto antes! Algumas crianças tem mais dificuldade pra dormir, mas procure conversar, explicar pra ela que agora é hora de dormir e fique ao lado dela o tempo que for necessário, principalmente nos primeiros dias.

Algumas outras dicas que podem ajudar no processo de dormir mais cedo (e dormir sozinha):

– Se a criança acorda tarde, comece tirando ela mais cedo da cama, isso já vai fazer com que fique com sono mais cedo também, geralmente;

– Deixe bem estabelecido o que farão em seguir. Do tipo “agora vamos tomar banho, depois o leite e depois vamos dormir”. Isso passa segurança pra criança;

– Evite ao máximo atividades ou filmes/desenhos muito agitados a partir das 18h;

– Na hora de colocar a criança na cama, deligue a tv, apague as luzes e deixe a casa o mais quieta possível. Isso evita distrações pra criança e, claro, cria um ambiente mais calmo pra que ela consiga relaxar e dormir;

– Nas primeiras noites, se a criança acordar de madrugada, nada de ficar conversando. Retorne com ela pra cama e faça companhia até ela dormir novamente.

– Comemore com a criança e elogie seus avanços, mesmo que ele tenha sido conseguir dormir meia hora mais cedo naquela noite.

Espero que possa ajudá-los com a nossa experiência e que as noites por aí sejam tranquilas como as nossas têm sido 🙂