Dicas de calmantes naturais para crianças
No post de hoje, você confere dicas de calmantes naturais para crianças. Sabe aqueles momentos que você não sabe mais o que fazer para acalmar a criança? Então, hoje você vai descobrir 4 calmantes naturais para estes períodos.
Dicas de calmantes naturais para crianças
Em certos momentos da vida, precisamos relaxar. Não tem jeito. Em meio a um turbilhão de sentimentos, temos que acalmar a mente, conter a ansiedade e respirar fundo. Nem sempre isso é tarefa fácil. Principalmente se tratando de nossos filhos e crianças. Mas, ainda bem, que a natureza dispõe de alguns calmantes naturais que combatem desde o estresse até a insônia, tanto dos mais velhos como dos pequeninos.
Afinal, qual mãe nunca ouviu “dê um chazinho ou suco de maracujá para ele (a) se acalmar”? Essa sabedoria popular faz sentido. Não é de hoje que a natureza é usada com fins medicinais. A fitoterapia, ciência que estuda as plantas medicinais e suas aplicações na cura de doenças. É tão antiga quanto a história da humanidade.
Leia também: itens que ajudam na hora do sono
No entanto, com o avanço da medicina e da indústria farmacêutica, surgiram novos remédios para as novas doenças da sociedade. As ciências da saúde foram se afastando do que é natural e concentrando esforços nos remédios de prateleira.
Portanto, antes de recorrer à medicação tradicional para as crianças, dê uma chance a esses calmantes naturais. Essas plantas atuam nos neurônios, diminuindo a atividade do sistema nervoso central. E, consequentemente, relaxando corpo e mente dos pequenos e também as nossas.
Calmantes naturais para bebês e crianças
Valeriana: muito usada em casos de insônia e agitação, essa raiz tem ação calmante e estimula o sono de forma natural ao aumentar os níveis de melatonina;
Passiflora: a flor do maracujá, além de flavonoides benéficos a saúde, tem substâncias que agem no SNC, proporcionando a sensação de relaxamento e seus alcaloides têm ação tranquilizante;
Camomila: calmante natural mais clássico de todos, a camomila tem em sua composição a glicina, que exerce um efeito calmante. Ela também é capaz de reduzir a ansiedade pela ação de um flavonoide chamado apigenina;
Melissa: também conhecida como erva cidreira, a Melissa alivia os efeitos negativos do estresse psicológico e reduz os sintomas da ansiedade.
Um bom calmante natural para bebês também, é o chá de camomila com erva doce, que além de acalmar, favorece o sono e auxilia no combate aos gases que provocam cólicas principalmente nos primeiros meses de vida da criança.
A manipulação atua de forma eficaz no auxílio do tratamento dessas patologias, através das tinturas que podem ser utilizadas por crianças e adultos.
Seja qual forma a forma de tratamento escolhida o essencial é aconselhar-se primeiro com o pediatra e perceber quais são as necessidades da criança.