Quando realizar o desmame? | Macetes de Mãe

Quando realizar o desmame? | Macetes de Mãe

outubro 22, 2024 Off Por TobiasNoir

Este é um assunto que já falamos bastante aqui: desmame. Mas que nunca é demais. E hoje vamos falar sobre quando realizar o desmame.

Amamentação é um assunto sério e quanto mais pessoas informadas, melhor. E não falo só da mamãe não! Pois a mãe precisa de apoio para amamentar. Apoio do pai, dos avós, dos familiares e pessoas próximas em geral.

O post de hoje é da nossa colunista é da Silmara Spinelli, farmacêutica bioquímica formada pela UNESP. Confira!

Leite materno: quando realizar o desmame?

Tratando-se da hora mais adequada para realizar o desmame, o tema divide opiniões. Algumas mamães preferem esperar até que seus bebes abandonem o seio por conta própria, outras decidem parar por si mesmas, por questões de rotina profissional ou por motivos pessoais.

As organizações de saúde prescrevem um intervalo mínimo de amamentação para que tanto a mãe quanto o bebê desfrutem dos benefícios deste processo, que se inicia geralmente com a introdução alimentar. Tanto a OMS quanto o Ministério da Saúde orientam que a amamentação perdure até os dois anos ou mais.

Mas, afinal, existe uma hora certa para que ocorra o tão temido desmame?

Os profissionais da saúde não entraram ainda em um consenso sobre o tempo exato de parar de amamentar. Sendo assim, somente a mãe e o bebê podem dizer qual o momento ideal do desmame, mas nem sempre é fácil perceber se essa hora chegou. O intuito é que essa experiência seja sempre positiva para o bebe e para a mamãe.

Devemos sempre lembrar que a escolha de amamentar é sempre da mulher, já que o corpo é dela e a doação do tempo também. Independente da fase escolhida para encerrar esse ciclo, o importante é que ocorra por vontade da mãe, considerando sempre suas necessidades ao longo do processo.

Algumas mamães têm o desejo de amamentar por bastante tempo, outras priorizam que o processo dure até, apenas, os seis primeiros meses de vida do bebê, ou até um ano. Pensando nisso, acredito que somente a própria mãe é capaz de avaliar os desafios que enfrenta, decidindo qual é o melhor momento para que ocorra o desmame.

Sempre reitero que o momento deve ser prazeroso, entre mãe e bebê, e, a partir do momento em que se torne um desafio continuar com o processo, deve-se avaliar, juntamente com o pediatra, qual a melhor forma de realizar o desmame, para que não ocorra traumas, tanto por parte da mamãe, quanto por parte do bebê.

Iremos listar algumas dicas para realizar e facilitar esse processo:

1) Comece aos poucos: O processo deve ser gradual. Aos poucos, a mãe deve ir dando maiores intervalos entre uma mamada e outra de maneira que o filho dependa menos do leite e seu fluxo de produção também diminua.

2) Planeje a hora de começar: É recomendável que a mãe tome a decisão do desmame com antecedência e vá incluindo, gradualmente, outras fontes de nutrição para a criança, diferentes do leite.

3) Envolva outros membros da família: Alguns adultos, como o pai, tios ou avós podem auxiliar oferecendo a mamadeira com leite para a criança no lugar da mãe. Isso ajuda ao bebê deixar de associar a mãe à segurança alimentar.

Leia também: como fica a amamentação com a introdução alimentar

4) Varie os alimentos: Experimentando novos sabores e novas texturas, a criança vai reconhecendo suas preferências e desenvolvendo seu paladar. E o bebê ainda vai utilizar seus próprios dentinhos para auxiliar na ingestão;

5) Deixe a criança se familiarizar com a comida. Os adultos também podem apresentar um copo com bico, os talheres como colherzinha e também pratinhos, ou até uma mamadeira.  A criança passa a colocar ela mesma as comidas e bebidas que vai experimentar.

Por fim, aproveite ao máximo esse momento de doação e sintonia com seu bebê e não se sinta sozinha, nós estamos sempre aqui para ajudar em todas as etapas!