Esteiras do crescimento | Macetes de Mãe
Esteira do crescimento, conhecido também como estirão, é quando acontece o crescimento acelerado do desenvolvimento da criança para a fase adulta.
As crianças crescem em ritmos diferentes ao longo da vida. No primeiro ano de vida, um bebê dobra de tamanho. A partir dos dois anos, isso desacelera, até chegar na puberdade, quando, então, uma nova explosão de crescimento acontece. Neste post, do nosso colunista Dr. Rogério Vidal, ortopedista, você vai entender as esteiras do crescimento.
Esteiras do crescimento
O estirão do crescimento ocorre a partir dos 10 anos nas meninas. E vai até por volta dos 16 anos. Já nos homens ocorre um pouco mais tarde: a partir dos 12, podendo chegar até aos 18 anos.
Alguns problemas podem ocorrer nesta época da vida. O mais comum são as osteocondrites nos joelhos, pés e calcanhares, conhecidas como dores do crescimento. Elas podem causar desde um simples incomodo ou, além disso, podem levar até a períodos de imobilização
São caracterizadas por dores na face superior da perna, bem abaixo do joelho. Ou, além disso, dores nos calcanhares, que muitas vezes impede até a deambulação. Quando os episódios são recorrentes, o ideal é procurar o médico ortopedista para avaliação, solicitação de exames e, por fim, tratamento.
Leia também: dor de crescimento
Estes são normalmente feitos com meios físicos, como gelo, fisioterapia e, além disso, medicamentos. Como resultado, em alguns casos, é necessária a imobilização.
Outro fato importante nesta fase da vida é a alteração postural. Que podem, portanto, ser desvios simples. Desde desvios suaves da coluna vertebral, como a cifose postural, ou além disso, até desvios mais importantes como a escoliose.
Normalmente estas alterações são observadas pelos pais e pelos professores de educação física. A primeira coisa que os pais devem fazer após notar alguma alteração é procurar o ortopedista especialista em doenças da coluna.
Na fase do estirão é fundamental a prática esportiva. Portanto, controle do tempo em que as crianças ficam na frente do videogame. Muitas vezes é necessária a orientação postural para correção destes erros de postura. Lembrando, sobretudo, que a avaliação médica é fundamental e vem antes de qualquer outro procedimento.